top of page

rota das aldeias históricas

penamacor

Não pode deixar de apreciar a beleza da paisagem natural da Reserva Natural da Serra da Malcata, que abriga espécies como o lobo e a lontra e protegem espécies em vias de extinção como o lince da Malcata.

Penamacor é uma vila cheia de história e tradição, devido á sua zona fronteiriça muitos são os vestígios dos povos por ali passados, mas pode sobretudo apreciar os vestígios deixados pela passagem dos romanos nesta região. Na vila pode ainda visitar as lojas tradicionais onde pode comprar artesanato típico da região (rendas e bordados) e experimentar as iguarias da terra.

rota7_penamacor_madeiro.jpeg

idanha-a-velha

rota7_idanha_velha.jpg

Idanha é uma das 12 aldeias históricas portuguesas, descrita por muitos como uma aldeia pitoresca. Se tem interesse por conhecer um pouco mais sobre a história de Portugal, não pode deixar de visitar esta aldeia.

A aldeia de Idanha-a-Velha situa-se no conselho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, onde recentemente foram noticiados vestígios e ruínas que provam a existência de uma porta romana.

Curiosidade: Idanha-a-Velha era de extrema importância em termos estratégicos, e foram muitos os reis a dar-lhe atenção: D. Afonso Henriques entregou-a aos templários; em 1229 D. Sancho II deu-lhe o Foral; D. Dinis incluiu-a na Ordem de Cristo, no ano de 1319; no ano de 1510 D. Manuel deu-lhe novo foral.

monsanto

rota7_monsanto_1.jpg

Monsanto, ganhou no ano de 1938, o estatuto de aldeia mais portuguesa de Portugal, fazendo dela provavelmente a aldeia mais conhecida de Portugal

Se procura um ambiente tranquilo e autentico, em Monsanto poderá ter essa sensação.

CURIOSIDADE:

Monsanto é doada por  D. Afonso Henriques à Ordem dos Templários após a sua conquista aos mouros em 1165.

Rota das Aldeias Históricas

Covilhã – Penamacor – Medelim - Monsanto - Covilhã

Tempo estimado: 5h

Preço: 120€ *

NOTAS:

* Todos os preços para um limite máximo de 4 pessoas

bottom of page