Rota do burel
Covão d'ametade
Para quem visita a Serra da estrela esta é uma paragem obrigatória, o Covão d’Ametade era uma antiga lagoa de origem glaciar, situada a 1420 metros de altitude, na base do cântaro magro, nascente do rio Zêzere.
Deste local consegue perceber a imponência e magnitude granítica do cântaro magro é sem dúvida um local a visitar, principalmente se gosta de alpinismo, caminhadas e tem espírito aventureiro. Contudo é igualmente um local para retiro e descanso, servindo mesmo para relaxar e aproveitar toda a envolvência.
Vale Glaciar
O vale glaciar é uma viagem no tempo, são 13 quilómetros de extensão, um dos maiores da Europa, é um dos vestígios da última era glaciar, há milhares de anos, a sua forma de “U” deve-se à presença de gelo no cimo da montanha.
Curiosidade: A força do gelo era tal que arrastava grandes blocos rochosos, de proporções invulgares, como é o caso do Poio do Judeu. Uma rocha com aproximadamente 150m3 de granito pesando mais de 500 toneladas. Esta rocha está na Nave de santo Antonio, e reza a lenda que em dias de tempestade tem a capacidade de albergar o pastar com 500 ovelhas.
Poço do inferno
O Poço do inferno é sem dúvida um dos ex-libris da serra da Estrela, o curso das águas da Ribeira de Leandres percorre a serra rochosa e encontra uma barreira natural também ela feita de rocha, criando esta magnífica cascata. Situada a 1080 metros de altitude, as águas são cristalinas e transparentes, convidam a um mergulho, mas só em dias mais quentes, porque a esta altitude as águas são geladas.
MAnteigas - viveiro das trutas
Este é sem dúvida um dos pontos turísticos da região, a cerca de três quilómetros da Vila de Manteigas, encontra-se uma importante Estância Termal - Caldas de Manteigas, aqui pode visitar e comprar trutas produzidas em truticultura na Serra da Estrela. Este viveiro aproveita as águas cristalinas e bravas com nascentes na Serra.
Este é uma visita que merece a pena, principalmente se tem crianças, que certamente nunca viram peixes de grande dimensão dentro de água, isto porque algumas trutas chegam a rondar 2 quilogramas ou mais.
MAnteigas - Fábrica burel
O burel é um tecido típico da Serra da Estrela feito a partir da lã, o burel é usado para os mais variados fins, mas era o tecido usado para fazer as vestes dos pastores e fazer frente ao clima frio e chuvoso. Atualmente é a inspiração para vários estilistas e designers portugueses, por isso não pode perder a visita à fábrica do burel à loja onde pode adquirir produtos ali fabricados.
Rota do Burel
Covilhã – Penhas da Saúde - Covão d’Ametade – Vale Glaciar – Poço do Inferno – Viveiro das Trutas – Fábrica do Burel - Covilhã
Tempo estimado: 4h
Preço: 70€ *
NOTAS:
* Todos os preços para um limite máximo de 4 pessoas